Cubo Mágico 2x2x2

O Cubo Mágico ou Cubo de Rubik é um quebra-cabeça mecânico inventado em 1974 pelo húngaro escultor e professor de arquitetura Ern? Rubik. Em janeiro de 2009, 350 milhões de cubos tinham sido vendidos em todo o mundo, tornando-o quebra-cabeça mais vendido do mundo. Além disso, é considerado o brinquedo mais vendido de todo o mundo.

Antes de Rubik criar o Cubo Mágico, em março de 1970, Larry Nichols inventou um cubo 2x2x2 com peças rotativas e entrou com um pedido de patente que foi concedido em 11 de abril de 1972. Dessa forma, podemos constatar que o cubo criado por Larry, o 2x2x2, foi que inspirou Rubik na criação do modelo tradicional 3x3x3.

O Cubo de Bolso

O quebra-cabeça criado por Larry é conhecido como Cubo de Bolso por ser menor que o Cubo Mágico. Ele é composto por apenas 8 peças, enquanto que na versão maior são 26. Ele é o modelo ideal para quem deseja começar a conhecer e aprender a resolver esse tipo de quebra-cabeça.

Como ele possui uma menor quantidade de peças, é bem menos complexo do que os outros modelos. Geralmente, quem começa a dominar a resolução do cubo 2x2x2 parte para as outras versões criadas por Rubik, já que eles usam a mesma ideia básica.

Christian Kaserer detém o atual recorde mundial de resolver o Cubo de Bolso em uma competição, com um tempo de 0.69 segundos estabelecidos no Trentin Open 2011. Já Feliks Zemdegs detém o recorde mundial com um tempo de 2,12 segundos ao por resolver 5 vezes o quebra-cabeça no Dia do Cubo em Melbourne, em 2010.

Como Resolver

Todo esse sucesso do quebra-cabeça fez com que muitas pessoas desenvolvessem técnicas para solucionar o Cubo Mágico 2x2x2. Fique ligado no vídeo para conhecer uma das técnicas mais usadas pelos fãs desse jogo. Lembrando que o Cubo Mágico é um tipo de jogo perfeito para pessoas persistentes, e que não vão desistir na primeira dificuldade.

Método de Camadas

Trata-se do mesmo método usado para solucionar o cubo tradicional, o 3x3x3. O vídeo ensina você a adaptar a técnica ao cubo menor, usando os mesmos algorítimos, basta visualizar os cantos e imaginar que se trata do cubo maior. Faça todos os movimentos que você faria no cubo 3x3x3 para os cantos.

Veja aqui como resolver o cubo 3x3x3 usando o método de camadas.

Compartilhar no Orkut