A Invenção do Cubo Mágico

Hoje, dia 19 de maio de 2014, o Doodle homenageia os 40 anos do Cubo Mágico, ou Cubo de Rubik como é chamado lá. Esse nome se deve ao seu inventor, o húngaro Erno Rubik. Ele pensou em Cubo Mágico, o nome que se consagrou, mas seu nome comercial é Cubo de Rubik mesmo. Foi portanto no dia 19 de maio de 1974 que surgiu o primeiro protótipo desse quebra-cabeça que ganhou notoriedade em especial nos anos 80, e se conserva até os dias de hoje como um dos passatempos mais populares em todo o mundo.

Doodle - Cubo Mágico

Na homenagem do Google é possível inclusive resolver o cubo, com um contador que mostra quantos movimentos você precisou para resolvê-lo. “Algoritmo de Deus” é a forma carinhosa que se chama o número mínimo de movimentos necessários para se resolver o cubo. Esse número hoje é conhecido: corresponde a 20 movimentos. Aqui a página direta para brincar: https://www.google.com/logos/2014/rubiks/rubiks.html

O que encontramos na página é o tradicional 3x3x3. Para ilustrar, esse tipo de cubo possui 43.252.003.274.489.856.000 de combinações diferentes. O número é muito grande? Na verdade pode-se resumir dizendo mais de 43 quintilhões de possibilidades. Portanto, se você nunca resolveu não vá pensando que é fácil. Seu próprio criador levou um mês para resolvê-lo da primeira vez. Mas hoje vocês podem contar com o Montar Cubo Mágico, então fique tranquilo que será mais rápido.

Clique aqui para assistir o vídeo que ensina como montar cubo mágico.

Compartilhar no Orkut